Como o Trólebus marcou o Passado do Brasil?

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Meios de Transporte Público no Brasil

O transporte público no Brasil é um setor que mudou diversas vezes, prova disso foi a passageira presença do modal trólebus. 

Mas se você não sabe o que é essa modalidade de transporte, então fique atento, pois, neste post, vamos falar mais sobre ele e quais as principais diferenças entre os trólebus e os ônibus híbridos. Confira!

Como funciona um Trólebus?

Trólebus é um ônibus elétrico que é alimentado por catenária de dois cabos superiores, recebendo, assim, energia elétrica que faz com que o automóvel funcione. Apesar de utilizar uma fonte elétrica, esse modal possui pneu de borracha, por isso não necessita de vias especiais ou trilhos. 

O primeiro trólebus foi criado em 1882, mas a primeira linha só foi usada em 1901, na Alemanha. No Brasil, esse modelo de transporte elétrico surgiu em 1950, mas até hoje é possível encontrar esse transporte no país, com veículos mais modernos, que têm baterias, permitindo que o veículo possa percorrer o trajeto de forma tranquila.

Ainda, esse modelo de ônibus é ecologicamente correto, já que não queima combustível, evitando a depredação do meio ambiente. Além disso, os trólebus permitem maior número de passageiros, fazendo com que o percurso seja mais bem aproveitado.

Confira os locais onde esse meio de transporte foi utilizado:

Recife

Em Recife, o ônibus elétrico foi implantado em 1960, com 65 veículos circulando na cidade. Em 2001, houve a privatização do serviço e, nessa época, a frota ainda contava com 31 trólebus em operação, porém foi desativada no final desse mesmo ano.

Belo Horizonte

Na capital mineira, esse modelo operou entre os anos de 1953 e 1969. Os veículos, após a desativação do serviço, foram vendidos para Recife. Em 1986, houve a tentativa de reativar o meio de transporte, mas acabou não indo adiante, devido a um suposto desvio de verbas, assim, os veículos e equipamentos foram vendidos para São Paulo.

Rio de Janeiro

Um dos maiores sistemas de trólebus existiu no Rio de Janeiro, tendo 297 km de extensão. Foi inaugurado em 1962, tendo seu encerramento em 1971. Os veículos foram convertidos em tração diesel, sendo sucateados no final do ano de 1970.

Como Jacob Barata Filho cita no texto “A passagem meteórica dos trólebus pelo Rio de Janeiro”, esse sistema durou quase 10 anos.

Araraquara

Foi em Araraquara que tivemos o primeiro sistema de trólebus, inaugurado em 1959, atingindo seu auge no ano de 1986. O sistema alcançou 118.3 km de extensão, mas devido aos problemas econômicos e à falta de incentivo fiscal, ocorreu a desativação da frota no ano 2000.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, o sistema foi inaugurado em 1982, pela empresa de economia mista Transerp, contendo 207 linhas, porém a frota foi desativada em 1999.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, o projeto de trólebus surgiu em 1950, mas só entrou em operação na década seguinte, atingindo 10 km de extensão. Devido aos problemas de adaptação de voltagem e falhas nos freios, o sistema saiu da circulação em 1969.

Diferença entre o Trólebus e o Ônibus Híbrido

Como forma de substituição, surgiram os ônibus híbridos: um modelo mais barato que pudesse atender às demandas da população. Isso porque, esses veículos dispensam a utilização de malha de fios. 

Ademais, esse modelo funciona à base de motor a diesel para dar a partida, mas usa a rede elétrica para se locomover. Nesse caso, o problema é que esse modelo ainda utiliza a queima de fósseis, fazendo com ele seja menos sustentável que o trólebus, segundo alguns especialistas do transporte

Conheça alguns relatos de pessoas que acompanharam de perto a evolução no transporte basileiro no canal Pioneiros do Transporte e, que podem provar que esse é um setor em constante mudança. 

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